Quais as melhores práticas para montar um portfólio de UX Design?
Nesta página: Dicas de como montar um portfólio para desenvolver uma imagem de um profissional forte
Planejar e ter um portfólio estratégico é a melhor forma de desenvolver uma imagem forte como Designer.
Recentemente tive um espaço para falar no Rec n’Play e esse texto é um relato do que foi falado e experimentado por mim naquele momento.
Estou trabalhando na área há uns 15 anos e portfólio sempre foi um calo. Quando estamos procurando emprego, nós atualizamos, refazemos e replanejamos, mas basta arrumar um emprego, esse espaço é jogado as moscas (geralmente).
Foi pensando nisso que decidi falar com o pessoal do Rec n’ Play, na fala “Criando um portfólio competitivo: orientação na prática para UX Designers”, não imaginei que iria ter tanta gente, lotação máxima. Por causa disso, decidi compartilhar algumas coisas do que foi falado lá, espero que esses parágrafos possam ajudar mais gente além daquelas que estavam no dia.
Currículo X Portfólio
Existe uma diferença, mas eles devem coexistir e devem ser mencionados um no outro.
O currículo é um documento utilizado para mostrar a sua experiência de maneira resumida e objetiva, já o portfólio é um espaço que mostra de maneira “palpável” tudo o que você é e o que você consegue fazer.
Vantagens de ter um portfólio
A pessoa que trabalha como Designer pode ficar sem portfólio? — Sim, mas ela ficará em desvantagem.
Através dessa ferramenta você tem as chances de:
- Aumentar a credibilidade do que faz e fala, além de dar consistência entre o que você diz que faz e o que de fato você faz;
- Destacar as conquistas e através um storytelling, essas conquistas podem atribuir ainda mais valor do profissional;
- Apresentar um panorama da sua personalidade, mostrando como é trabalhar com você.
- Mostrar melhor as suas habilidades, sua criatividade e como você lida com desafios.
O que o portfólio precisa ter?
Boa apresentação
Fale sobre você, suas habilidades e atividades desenvolvidas, foque nos aspectos profissionais e/ou acadêmico e seja sempre transparente! Não há espaços para mentiras de qualquer aspecto.
Objetivo
Um portfólio tem que ser planejado para ter um objetivo, você quer:
- Reforçar o seu currículo?
Possibilita comprovar as suas habilidades. É bacana ter confirmação dessas habilidades — um depoimento do cliente sobre sua atuação no projeto pode ser adicionado na apresentação da página do projeto. - Atrair clientes?
Aqui o marketing tem que ter uma força, já que a sua página servirá para fechar novos negócios. - Se destacar no mercado de trabalho?
Como o objetivo fazer você conseguir um emprego, existe a necessidade de distribuir projetos que potencialize e comprove tudo que você sabe fazer.
Existe a possibilidade de adicionar todos os objetivos em um só? — Claro, mas lembre-se que se você estiver começando agora, tente reduzir escopo para ter melhor resultado, ou seja, atingir seu objetivo.
Boa navegação e leitura agradável
Construa sua página para que, a informação sobre você e sobre seus projetos sejam fáceis e teste sua página no celular, no notebook, no tema escuro e pense na performance.
Tome cuidado com uso de imagens para apresentar textos. Visualmente pode ficar mais bonita, mas você pode ter usado uma letra muito pequena ou com pouco contraste, ou a imagem pode não carregar e você pode perder a oportunidade.
Cuidado com o português, use sempre a gramática corretamente e quando usar alguma palavra estrangeira, apresente uma alternativa em português. Nem sempre que está recrutando designers são designers!
Os textos dos seus projetos devem ser agradáveis, use e abuse do storytelling para agregar muito valor a você.
É bom você considerar colocar no final do projeto algumas seções:
- Lições aprendidas — Quais foram as coisas que você aprendeu quando desenvolveu a solução?
- Projeções futuras — Designers trabalham em soluções que aumentam o valor do negócio, mostrar esse pensamento futuro vai agregar muito sobre como você trabalha.
- Ressalvas — Ao ler projetos de design disponíveis “no ar”, como recrutador, gosto de confrontar o que foi apresentado e o que foi descrito no portfólio, trazer o motivo dessa diferente traz preocupação após a sua entrega.
Organização e Clareza
O que é mais importante deve ter maior destaque.
Deve existe uma área que organize seus projetos por categoria, área de atuação, cliente, data, complexidade, etc.
Mantenha seu material sempre acessível em todos os sentidos.
O que não pode ter no portfólio?
Em hipótese alguma, o portfólio pode conter informações confidenciais de projetos. Informações confidenciais não podem ser passadas nem em entrevistas, lembre-se que o recrutador que pede para ver uma informação dessas pode estar te testando.
O portfólio não pode mostrar algo que você não faz. Não há espaço para mentiras, ou seja, não mostre habilidades que você não sabe fazer ou mude a pessoa que você é.
E para quem está procurando emprego ou quer atrair clientes, é de extrema importância as suas informações de contato, e-mail ou telefone estejam fáceis de ser acessadas e atualizadas.
Cuidado ao compartilhar as informações confidenciais, tais como CPF, nome completo nos certificados.
Onde publicar?
Primeiro de tudo, ter um domínio próprio diferencia você dos demais, mas se você não tiver seu domínio e não tiver espaço próprio, há alguns serviços ótimos e próprios para isso: Behance / Adobe Portfolio, Wix, WordPress, Webflow, Carbon Made, Cargo, Carrd, SquareSpace
Melhores experiências para UX Writers: Notion, Medium.
As redes sociais também podem ser utilizadas, mas lembre-se que isso pode trazer problemas, já que recrutador pode reduzir o valor das suas entregas.
Instagram, Canva, Pinterest e Facebook.
Duvidas finais
Na conversa com a turma, algumas coisas eu não tive tempo de falar.
- Tenha carinho pela carreira. Para quem está migrando, sua experiência anterior é, sim, importante, ao fazer um currículo/portfólio, pense na sua melhor parte para descrever quem é você e o que você consegue fazer.
- É importante ter sempre em mente que o objetivo do designer que quer se recolocar no mercado ou quem está migrado de carreira.
Facilite sempre o acesso à informação ao recrutador: fale sobre o seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional. - Se você tem formação além de graduação (mestrado/doutorado) essa informação não deve ser escondida na seleção, essas coisas devem ser exaltadas, mesmo achando que você passa a imagem de “ser caro” para as empresas.
- Se você não tem projeto ainda, que tal o seu portfólio/marca ser seu primeiro case?
- Você também pode ajudar alguma ONG. A Marianna tem um texto muito bacana dando dicas de como ajudar ONG em um texto aqui no UX Collective (clique no link para acessar a publicação).
Ah, quem quiser falar comigo sobre o que compartilhei ou quiser conversar sobre portfólio e design, estou 100% disponível 🤗.
Confira a apresentação utilizada no Rec’n’Play 2023
Índice
Obrigado por chegar até aqui 🤗.