Procurados da Justiça

Nesta página: App mobile que integra dados da polícia em uma interface intuitiva, permitindo à comunidade colaborar para criar ambientes mais seguros por meio de denúncias anônimas e precisas.

Aplicativo para consulta e denúncia de suspeitos

Sobre o projeto

A segurança é uma preocupação universal, e no Brasil, esse tema é especialmente relevante devido à alta incidência de crimes como assaltos, roubos de carga, tráfico de drogas e ataques a caixas eletrônicos. Pensando nisso, este projeto visa utilizar a tecnologia como ferramenta para tornar as cidades mais seguras, facilitando a consulta e a denúncia de pessoas procuradas pela justiça.

Desafio proposto

Desenvolver um aplicativo mobile onde os usuários, de forma anônima, possam:

  • Consultar informações de pessoas procuradas pela justiça.
  • Confirmar dados e características físicas dos suspeitos.
  • Enviar denúncias e alertar as autoridades sobre a presença de suspeitos na região.

Cenário problema

Para ilustrar o contexto, considere o cenário do personagem Antônio, um líder comunitário que, preocupado com a segurança de sua vizinhança, nota atividades suspeitas de um novo morador. Antônio gostaria de ter uma ferramenta que o permitisse:

  • Consultar a lista de suspeitos procurados.
  • Verificar os dados e características dos indivíduos.
  • Alertar a polícia de forma rápida e anônima sobre qualquer movimentação suspeita.

O aplicativo foi projetado com essa necessidade em mente, permitindo integração com o banco de dados de pessoas procuradas pela polícia.

Personas

Para entender o perfil de possíveis usuários do aplicativo, criamos três personas baseadas em pesquisas:

  • Gael Bento, 53 anos, casado, assistente Social e Funcionário Público. Gael é engajado na segurança e bem-estar social da comunidade onde trabalha.
  • Miguel Fernandes, 23 anos, solteiro, estudante de Ciências da Computação e Estagiário em uma software house. Miguel tem interesse em tecnologia e quer colaborar para uma sociedade mais segura.
  • Raimunda “Quebradeira” Gomes da Silva, 78 anos, viúva, aposentada, vendedora de coco e trabalhadora rural. Raimunda é uma moradora engajada, que acredita na importância de manter a vizinhança segura.

Clique para ampliar

Histórias de Usuário

Baseado nas necessidades das personas, definimos as principais histórias de usuário para guiar o desenvolvimento das funcionalidades do aplicativo:

“Eu, como usuário, quero visualizar detalhes completos sobre cada procurado.”

“Eu, como usuário, quero ter acesso a uma lista completa de procurados e buscar por características físicas específicas.”

“Eu, como usuário, quero alertar as autoridades anonimamente ou com minha identificação, incluindo fotos, vídeos e/ou áudio, sobre a presença de suspeitos.”

Arquitetura da informação

A informação neste primeiro MVP é simples. O usuário é um único agente ativo da informação, não existindo interação humana.

Fluxos de Navegação

O aplicativo possui dois fluxos principais de navegação para atender as diferentes necessidades dos usuários:

Fluxo Principal: Navegação para consulta e visualização de informações dos procurados, com possibilidade de busca detalhada por características físicas.

Fluxo Secundário: Caminho para realizar denúncias, onde o usuário pode escolher entre denúncia anônima ou identificada e adicionar detalhes em texto, foto, vídeo ou áudio.

Clique para ampliar

Wireframe

Navegue através do protótipo acima ou acesse o link, https://xd.adobe.com/view/685a9961-a26d-4899-8241-d3b819a6bc4a-3d09

UI Kit

Para o desenvolvimento visual do MVP, a escolha dos elementos foi minimalista, focando na usabilidade e clareza das informações.

Cores

As cores foram escolhidas para transmitir seriedade e facilidade de leitura.

Escala das cores principais

Escala das cores secundárias

Escala de cores neutras

Iconografia

Neste primeiro MPV, sofram poucos ícones utilizados, mas foram utilizados para transmitir a ideia simples e intuitivos garantindo uma experiência de navegação clara e direta.

Tipografia

A fonte Roboto foi selecionada por ser nativa do sistema Android, garantindo uma leitura confortável e melhor desempenho no sistema.

Protótipos em Alta Fidelidade

Abaixo estão as descrições das telas principais do aplicativo:

  1. Tela de Alerta: Exibida sempre que o usuário abre a aplicação, reforçando a importância do uso consciente do app.
  2. Tela Inicial: Listagem completa de pessoas procuradas pela justiça.
  3. Detalhes do Procurado: Informações detalhadas sobre características físicas, dados de identificação e ficha criminal.
  4. Denúncia: Tela onde o usuário pode registrar uma denúncia, com a opção de incluir fotos, vídeos e áudios. Caso opte por uma denúncia identificada, será solicitado o preenchimento de informações adicionais.
  5. Pesquisa: Permite buscar por nome, apelido ou características físicas para facilitar a localização de suspeitos.

Próximos Passos

Para futuras versões do aplicativo, planejamos as seguintes funcionalidades:

  • Recompensas: Exibir informações sobre recompensas oferecidas para cada criminoso, incentivando a colaboração da população.
  • Versão Administrativa: Desenvolvimento de uma versão web do aplicativo para ser utilizada por policiais, com acesso a dashboards, relatórios e um sistema de chat com os denunciantes para facilitar a comunicação.

Obrigado por chegar até aqui 🤗. Curta o projeto no Behance 👍

Publicação anterior

Instituto Muviar

Próxima publicação

Namastu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *