Padrões de Design para Aplicativos Móveis, Theresa Neil
Nesta página: Impressões da leitura do livro "Padrões de Design para Aplicativos Móveis" da Theresa Neil
Mês passado eu comprei três livros de uma vez da Novatec, mesmo com uns meses de gibis comprados e não lidos (verdão, sorry). O que me impulsionou mesmo foi um projeto chamando @clubedosposts, não para comprar os livros, mas para escrever e manter um blog.
O conteúdo do blog que tentarei manter não será sobre sobre desenvolvimento front-end (não é a intenção pelo menos), mas sobre minhas impressões sobre minha rotina como designer, ux, front-end e o escambal a quatro.
O primeiro post será um review sobre um dos livros da Theresa Neil.
Sobre a autora
Theresa atua há mais de dez anos como designer e com desenvolvimento de interfaces para usuários, trabalhou como líder de usabilidade da Sabre Airlines e mantém um blog muito bom sobre mobile, usabilidade e experiência de usuário.
Sobre o livro
O livro é fininho, 208 páginas e antigo, lançado uns dois anos atrás. Ele é abarrotado de informações interessantes, ainda mais quando se é um UX Design em início de carreira como eu.
O livro é um poderoso catálogo de padrões utilizados em dispositivos mobile, são referenciados 70 padrões e uns 500 screenshots dos sistemas operacionais do: iOS, Android, BlackBarry, Windows Mobile e outros.
A apresentação do livro é muito pessoal, escrito pela Jenifer Tidewell e antecipa muita coisa boa.
Mesmo que você já use smartphones há muito tempo, eu garanto que não saberá ou terá ideia de como ela conseguiu categorizar todos os padrões descritos no livro, são mais de dez categorias: navegação, formulários, tabelas, listas, buscas, organizações, filtros, ferramentas, gráfico, convites, feedback e affordance e ajuda.
Algumas dicas ultrapassam o mobile e ajudam o designer e o programador. No capítulo 8, sobre Feedback e Affordance, Theresa reduz o todo o capitulo no seguinte excerto:
Fornecer feedback apropriado, claro e na hora certa para o usuário de modo que ele veja os resultados das suas ações e saiba o que está acontecendo com o sistema. — Theresa Neil em “Padrões de Design para Aplicativos Móveis”
Quando estava lendo o índice, o capítulo 10 foi o que me chamou mais atenção, por causa do nome: “Antipadrões”, aproximadamente vinte páginas do que não se deve fazer nas aplicações mobile, mas que podem ser transportadas para todas as aplicações web já que em qualquer aplicação, nós temos problemas como: ideias inovadores, discrepância de metáfora e caixa idiota, para citar alguns problemas elencados livro.
Os exemplos em preto e branco prejudicaram a visualização de alguns screenshots, se fossem colorido (pelo menos as telas dos aplicativos utilizados nos exemplo) talvez o processo de imersão fosse maior. Outra coisa que me deixou triste foi a utilizando de alguns termos talvez colocados pela autora ou pela tradução para o português, soassem estranho, por exemplo, “menu de opções”, em português ou inglês há menu sem opções?
O apêndice traz um apanhado de tudo foi descrito nos capítulos anteriores com telas de wireframes. O formato utilizando no livro é muito propício para uma uma pesquisa mais profunda sobre o tema.
O livro é muito indicado para qualquer profissional envolvido com o desenvolvimento de software.
Ficha técnica
Padrões de Design para Aplicativos Móveis
Autor: Theresa Neil
Ano: 2012
Páginas: 208
Preço: ~ R$ 59,0
Índice
Obrigado por chegar até aqui 🤗.