Sempre quis aprender a programar. Apesar de ter conhecimentos em design e experiência do usuário, minha paixão por acessibilidade sempre me motivou a querer ir além. Eu tinha ideias (nada revolucionárias), mas esbarrava no mesmo problema: não encontrava um programador parceiro para tirá-las do papel. Mesmo em projetos remunerados, essa barreira persistia.
Então, comecei a buscar vídeos no YouTube e me deparei com o relato “Fracassado sendo programador”, uma história sobre aprendizados e dificuldades na área. O algoritmo me levou ao canal do Daniel Lima, onde ele compartilha dicas valiosas para quem gostaria de recomeçar na programação. Esses conteúdos me fizeram refletir e reacenderam minha vontade de tentar mais uma vez.
E assim surge esta seção no blog: Design4Dev. Um espaço para documentar minha jornada aprendendo JavaScript – uma tentativa que já começou outras vezes, mas nunca deslanchou de verdade. Inclusive, já até anunciei nas redes sociais que estava tentando aprender .js
, mas sempre ficou no meio do caminho.
Desta vez, quero estruturar melhor meu aprendizado, unindo os cursos da Alura (que a firma disponibiliza gratuitamente para funcionários) e os conteúdos da Trilha Info, projeto do Flavio Mendes.
Ainda não sei exatamente em que área focar. Será que vou direto para React ou fico só no JavaScript puro? Ou talvez o caminho mais sólido seja reforçar a base com a tríade HTML
, CSS
e JS
? Os dois primeiros são tranquilos, mas o JavaScript sempre foi meu calcanhar de Aquiles.
De qualquer forma, este espaço será minha forma de organizar os aprendizados, compartilhar experiências e, quem sabe, finalmente quebrar essa barreira.